segunda-feira, 9 de junho de 2014
Linguado à la meunière
Pois é, depois de uns tempinhos afastada consegui dedicar-me de novo a este blog e desta vez com algo mais clássico...Descobri cá em casa duas grandes Bíblias da cozinha portuguesa e internacional que contêm receitas originais. É ótimo para mim pois gosto de estar sempre a aprender mais técnicas, métodos, receitas base, etc...
E no meio das 500 páginas de "O Grande Livro Da Cozinha Internacional" consegui decidir a ementa do dia de hoje: Linguado à la meunière!
Muito apreciado na corte do rei Luís XIV, o linguado é um dos peixes «nobres» mais cozinhados na gastronomia francesa. O termo «meunière» faz referência ao moleiro (meunier), o artesão que fabricava a farinha de trigo, pois o linguado é revestido de farinha antes de ser cozinhado.
- Ingredientes -
- 4 linguados pequenos sem pele;
- Farinha;
- 75gr de margarina;
- 1 colher de sopa cheia de salsa picada;
- Sumo de 1 limão;
- Alcaparras (opcional).
- Modo de preparação -
Tempere os linguados com sal. Passe-os por farinha e, numa frigideira grande derreta 50gr da margarina. Frite os linguados durante 5 minutos do lado que vai servir para cima. Volte-os cuidadosamente e deixe-os fritar por mais 5 minutos. Retire-os do lume e escorra-os em papel absorvente.
Limpe a frigideira com papel absorvente e leve-a ao lume com a restante margarina. Quando estiver dourada junte a salsa e o sumo de limão e deite de imediato sobre os linguados. Enfeite com as alcaparras e pode servir com batata cozida. Bon Appetit
Subscrever:
Mensagens (Atom)