Um menu absolutamente delicioso, que começa com um delicioso frango caseiro alourado na frigideira e cozido no forno, que ficou com a pele tão estaladiça, um verdadeiro manjar dos deuses que acompanhado com o risotto de vinho tinto com cogumelos...nem vos digo mais nada...!
Ingredientes:
- Para Frango -
- 1 frango inteiro;
- 1 limão;
- 100gr margarina;
- sal grosso qb.;
- pimenta preta qb;
- oregãos qb;
- azeite qb;
- 5 dentes de alho.
- Para Risotto-
- 1 copo de arroz para risotto;
- 1 chalota ou 1 cebola pequena;
- 80gr de margarina;
- 200gr de cogumelos brancos;
- 1 knorr de galinha;
- casca de uma barra de queijo parmesão (para quem nao usar parmesão em barra, pode apenas acrescentar o parmesão ralado no fim)
- meio copo de vinho tinto caseiro ou de boa qualidade (muito importante).
Modo de Preparação:
- Para o frango-
Tempere o frango com o sal, a pimenta preta e os oregãos. Corte o limão em 8 partes e coloque-as dentro do frango assim como os dentes de alho previamente esmagados. Numa frigideira derreta a margarina e leve o frango a dourar a pele até a mesma ficar estaladiça (mais ou menos 10 min). Depois disso coloque o frango na assadeira com a gordura que ficou na frigideira. Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante 30 a 45 min.
- Risotto-
Prepare o caldo: Leve 1l de água ao lume com a casca do parmesão e o knorr. Ferva 5 min e desligue.
Numa frigideira derreta 20gr da margarina e frite os cogumelos previamente laminados, assim que estiverem cozinhados desligue o lume mas deixe-os descansarem, para libertar a água.
Refogue levemente a chalota com 20gr da margarina, só até ficar transparente. Acrescente o arroz e frite por 1 minuto. Junte agora ao arroz o liquido da frigideira dos cogumelos mas reserve os mesmos. Deite o vinho tinto e deixe evaporar, começando assim a juntar 1 colher de sopa do caldo ao arroz (vá mexendo sempre). Assim que o arroz tiver absorvido o caldo, junte mais 1 concha e assim sucessivamente até o arroz estar cozido e cremoso. No final junte a restante margarina e mexa bem. Sirva com os cogumelos, rectifique os temperos e derreta-se, pois fica de comer e chorar por mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário