segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bolo imperatriz

Eis o meu bolo preferido! Quase nunca o posso comer porque é demasiado calórico, e quando o faço, desaparece logo...É uma receita já do tempo dos nossos bisavós, considerada por mim, uma verdadeira relíquia!

Ingredientes:

- 250gr de margarina à tempreatura ambiente;
- 500gr de açúcar amarelo (sim, leva meio quilo de açúcar, não se assustem);
- 1 gema;
- 2 pacotes de bolacha maria;
- café forte (eu vou fazendo à medida que vou precisando, e tem de estar sempre quente)

Modo de preparação:

Comece por bater a margarina com o açúcar até misturar tudo muito bem e formar grãozinhos. Junte a gema e uma colher de sopa de café (tem de estar quente). Incorpore de modo a ficar como na imagem. Tem de ficar tipo um paté de sardinha, mas granulado. Se não ficar acrescente mais um bocadinho de café, mas muito pouco porque basta um bocadinho a mais que fica logo mole. Reserve o creme.
Faça o café, pode fazer de cafeteira (café da velha) ou pode ir tirando cafés mais cheios (tipo abatanados) na maquina de café, como eu faço.
Depois do café feito, deite um pouco num prato de sopa e molhe uma bolacha de cada vez, deixando-a submersa 3 segundos.
Coloque as bolachas em forma de flor num prato ou pode fazer um quadrado, tanto faz.
Barre as bolachas ensopadas de café com o creme feito inicialmente, usando uma faca uma faca. (como na imagem). Depois disso repita o processo até acabarem as bolachas. Reserve um pouco do creme para cobrir o bolo. (como na imagem de apresentação) Os bocadinhos brancos do bolo na imagem são um erro de confeção, armei-me em apressada e bati mal a manteiga, mas pronto.
Bon appetit!



Sem comentários:

Enviar um comentário