quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Risotto com alho francês e cogumelos

Finalmente tive oportunidade de publicar a receita que mais prazer me dá a cozinhar, o risotto! "Mas, ah e tal é muito difícil..." não é. É um prato que apenas precisa de alguma calma, pois temos de mexer com muita regularidade. Normalmente faço com cogumelos e bacon, uma combinação irresistível, mas como não havia bacon....fica muito bom na mesma, e podem fazer com o que quiserem!

Ingredientes:

- 1 copo de arroz arbório ou carnaroli (agora já se encontra em quase todos os super mercados);
- 1 mão cheia de cogumelos secos já hidratados, reservando a água;
- 70gr de margarina;
- 1 chalota picada (são umas cebolas pequenas que têm um sabor entre o alho e a cebola, encontra-se no pingo e no modelo)
- sal e pimenta q.b.;
- 1 alho francês cortado às fatias reservando a parte verde;
- 1 knorr de galinha (opcional);
- 70ml de vinho branco;
- 70gr de parmesão ralado na hora.
- 1 folha de louro;
- folhas de mangericão.

Modo de preparação:

O risotto é cozido lentamente com um caldo que se faz à parte e se vai acrescentando aos poucos com uma concha da sopa.

-Para o caldo-
Encha uma panelinha com mais ou menos 1 litro de água. Coloque nesse litro de água a água dos cogumelos, a folha de louro, o knorr de galinha, a parte verde do alho francês e ferva o caldo em lume brando.

-Risotto-

Num tacho comece por refogar levemente a chalota picada com metade da margarina só até ficar transparente. Junte o alho francês, os cogumelos e mexa até o alho francês ficar bem molinho.
Depois disso, adicione o arroz, frite-o por um minuto e acrescente o vinho branco. Deixe evaporar, fazendo com que o arroz fique meio cremoso. Aí comece por juntar uma concha do caldo que se fez à parte, mexa bem até o arroz absorver o caldo. Repita este processo até o arroz estar cozido (para saber se está cozido, vá provando).Depois do arroz cozido e bem cremoso, apague o lume e rectifique os temperos, abusando um pouco na pimenta. Junte o resto da margarina e o queijo parmesão e misture tudo muito bem!  Acompanhe com o mangericão e sirva ainda quente, que frio não tem piada nenhuma :)

Ps: se sobrar risotto, há uma solução, clique aqui:
http://porquecozinhare.blogspot.com/2014/02/croquetes-de-risotto.html





Sem comentários:

Enviar um comentário