segunda-feira, 9 de junho de 2014

Linguado à la meunière


Pois é, depois de uns tempinhos afastada consegui dedicar-me de novo a este blog e desta vez com algo mais clássico...Descobri cá em casa duas grandes Bíblias da cozinha portuguesa e internacional que contêm receitas originais. É ótimo para mim pois gosto de estar sempre a aprender mais técnicas, métodos, receitas base, etc...
E no meio das 500 páginas de "O Grande Livro Da Cozinha Internacional" consegui decidir a ementa do dia de hoje: Linguado à la meunière!
Muito apreciado na corte do rei Luís XIV, o linguado é um dos peixes «nobres» mais cozinhados na gastronomia francesa. O termo «meunière» faz referência ao moleiro (meunier), o artesão que fabricava a farinha de trigo, pois o linguado é revestido de farinha antes de ser cozinhado.

- Ingredientes -

- 4 linguados pequenos sem pele;
- Farinha;
- 75gr de margarina;
- 1 colher de sopa cheia de salsa picada;
- Sumo de 1 limão;
- Alcaparras (opcional).

- Modo de preparação -

Tempere os linguados com sal. Passe-os por farinha e, numa frigideira grande derreta 50gr da margarina. Frite os linguados durante 5 minutos do lado que vai servir para cima. Volte-os cuidadosamente e deixe-os fritar por mais 5 minutos. Retire-os do lume e escorra-os em papel absorvente.
Limpe a frigideira com papel absorvente e leve-a ao lume com a restante margarina. Quando estiver dourada junte a salsa e o sumo de limão e deite de imediato sobre os linguados. Enfeite com as alcaparras e pode servir com batata cozida. Bon Appetit

segunda-feira, 31 de março de 2014

Filetes de Peixe à Povoa de Varzim

É o prato de peixe que a minha mãe mais gosta que eu faça, é delicioso, o molho fica cremoso, saboroso...Eu acompanhei com beterraba ralada e arroz, pode substituir por massa ou batatas que fica bom na mesma :)



Ingredientes:

- 1 kg de filetes de peixe-galo;
- Sumo e raspa de  limão;
- 1 cebola média;
- 2 colheres de sopa de margarina;
- 250ml de vinho branco;
- 1 folha de louro;
- Sumo de 1 laranja;
- Sal e pimenta preta q.b..

 Modo de preparação:

Tempere os filetes com o sumo de limão, sal e pimenta-preta e deixe-os marinar durante cerca de meia hora. Pique finamente a cebola.
Num tacho, aqueça 1 colher de sopa de margarina e aloure a cebola picada. Quando a cebola estiver translúcida, adicione o vinho branco, a folha de louro, a raspa de limão, o sumo de laranja e a restante colher de sopa de margarina e tempere com pimenta.
Deixe ferver durante 10 minutos, junte os filetes e coza-os em lume muito brando por 15-20 minutos.
Rectifique os temperos, sirva quente e delicie-se !

Frango Assado com Risotto de Cogumelos com Vinho Tinto


Um menu absolutamente delicioso, que começa com um delicioso frango caseiro alourado na frigideira e cozido no forno, que ficou com a pele tão estaladiça, um verdadeiro manjar dos deuses que acompanhado com o risotto de vinho tinto com cogumelos...nem vos digo mais nada...!

Ingredientes:

- Para Frango -
 - 1 frango inteiro;
 - 1 limão;
 - 100gr margarina;
 - sal grosso qb.;
 - pimenta preta qb;
 - oregãos qb;
 - azeite qb;
 - 5 dentes de alho.

- Para Risotto-
 - 1 copo de arroz para risotto;
 - 1 chalota ou 1 cebola pequena;
 - 80gr de margarina;
 - 200gr de cogumelos brancos;
 - 1 knorr de galinha;
 - casca de uma barra de queijo parmesão (para quem nao usar parmesão em barra, pode apenas acrescentar o parmesão ralado no fim) 
 - meio copo de vinho tinto caseiro ou de boa qualidade (muito importante).

Modo de Preparação:

 - Para o frango-

Tempere o frango com o sal, a pimenta preta e os oregãos. Corte o limão em 8 partes e coloque-as dentro do frango assim como os dentes de alho previamente esmagados. Numa frigideira derreta a margarina e leve o  frango a dourar a pele até a mesma ficar estaladiça (mais ou menos 10 min). Depois disso coloque o frango na assadeira com a gordura que ficou na frigideira. Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante 30 a 45 min.

 - Risotto-

Prepare o caldo: Leve 1l de água ao lume com a casca do parmesão e o knorr. Ferva 5 min e desligue.
Numa frigideira derreta 20gr da margarina e frite os cogumelos previamente laminados, assim que estiverem cozinhados desligue o lume mas deixe-os descansarem, para libertar a água.
Refogue levemente a chalota com 20gr da margarina, só até ficar transparente. Acrescente o arroz e frite por 1 minuto. Junte agora ao arroz o liquido da frigideira dos cogumelos mas reserve os mesmos. Deite o vinho tinto e deixe evaporar, começando assim a juntar 1 colher de sopa do caldo ao arroz (vá mexendo sempre). Assim que o arroz tiver absorvido o caldo, junte mais 1 concha e assim sucessivamente até o arroz estar cozido e cremoso. No final junte a restante margarina e mexa bem. Sirva com os cogumelos, rectifique os temperos e derreta-se, pois fica de comer e chorar por mais!

sábado, 22 de março de 2014

Pãezinhos de Leite

Mais uma receita simples e deliciosa que vos deixo aqui: pãezinhos de leite! Retirei esta receita do site www.lusitana.pt que tem as mais variadas receitas de pão, bolos, alguns pratos principais e doçaria portuguesa sobretudo! A minha balança avariou, tive de improvisar medidas, mas correu lindamente!

Ingredientes:

- 300g de farinha de trigo Espiga tipo 65 (sem fermento);
- 70g de açúcar;
- 25g de fermento de padeiro (eu usei do seco);
- 20g de manteiga amolecida;
- 200ml de leite morno;
- 1 Ovo;
- Uma pitada de sal;
- Gema de ovo para pincelar.

Modo de preparação:

Polvilhe um tabuleiro de ir ao forno. Numa tigela pequena deite o fermento e um pouco do leite (50ml). Mexa bem até desfazer o fermento. Acrescente cerca de 30g de farinha e misture bem. Tape a tigela com um pano e deixe repousar 30 a 40 minutos até dobrar o volume.

Junte esta mistura á restante farinha, acrescente a manteiga, o açúcar e o ovo batido. Misture tudo com a mão e acrescente aos poucos o leite e finalmente o sal. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse mais 5 minutos. Molde pãezinhos e coloque-os sobre o tabuleiro. Tape com um pano e deixe levedar mais 45 minutos em local quente até dobrarem o volume.*
Pincele o s pãezinhos com gema de ovo e leve a cozer no forno pré-aquecido a 190º até ficarem douradinhos.


* Truque: para levedar num lugar quente, pode ligar o forno a 180ºC durante 5 min e depois desligue. Espere uns minutos e coloque os pãezinhos no forno, pois o calor residual vais ajudar a levedar mais depressa!

terça-feira, 11 de março de 2014

Quiche fabulosa com massa quebrada caseira

Olá de novo! Andei empenhada nas massas e decidi fazer uma quiche. Nunca fui fã de quiches, sempre por causa da massa, até que me lembrei : Porque não fazer a minha própria massa para quiche?! Correu tã bem, ficou tão boa e é tão simples de fazer que vão querer fazer quiche todos os dias!

Ingredientes:

- para a massa-

- 250gr de farinha;
- 1 ovo;
- 150gr de margarina amolecida.

- para a quiche-

- 1 talo de alho francês;
- 50gr de fiambre aos cubos;
- 60gr de bacon aos cubos;
- 3 ovos;
- 200ml de creme fraiche(ou natas normais);
- 100gr de cogumelos;
- sal qb.;
- pimenta preta;
- queijo emmental ralado qb.

Modo de preparação:

Disponha a farinha num monte sobre a pedra mármore. Deite no centro o ovo e a manteiga. Trabalhe com as mãos até obter uma massa homogénea. Faça uma bola e deixe repousar no frigorífico, num recipiente coberto por um pano, durante 30 minutos.
Estenda a massa e forre a forma. Pique o fundo com um garfo, cubra com folha de alumínio e deite alguns feijões secos por cima, para que a massa se mantenha em baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 160ªC. Esta massa deve cozer entre 25 a 30 minutos.

Frite o bacon numa frigideira já quente e untada com azeite. Deixe fritar uns minutos e depois acrescente o alho francês às rodelas, os cogumelos laminados e o fiambre, verificando os temperos.
Numa tigela, bata os 3 ovos e junte-lhes o creme fraiche e o queijo.

Depois de cozida a massa da quiche, deite-lhe o preparado da frigideira

e cubra com os ovos mais o creme fraiche e o queijo. Leve ao forno até apresentar a cor dourada.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Crumble de Maçã


Delicioso e super fácil de fazer, não custa nada! Faço sempre com maçã reineta pois é uma maçã mais ácida e não é tão enjoativa!

Ingredientes:

- 1 kg de maçãs reineta descascadas e cortadas em pedaços;
- 50g de manteiga;
- 50g de açúcar:
- Sumo de 1 limão;
- 2 colheres de chá de canela;
- 175g de manteiga amolecida;
- 300g de farinha;
- 200g de açúcar.


Modo de preparação:

Numa frigideira, leve ao lume os 50g de manteiga e os 50g de açúcar, mexa e deixe derreter.
Junte a maçã, o sumo de limão e a canela. Misture e deixe saltear em lume forte durante 5 minutos.
Entretanto, numa tigela, coloque a farinha, os 200g de açúcar e os 175g de manteiga. Amasse até que fique uma massa granulada.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloque a maçã no fundo e espalhe o granulado por cima.
Leve ao forno pré-aquecido nos 210º entre 20 a 30 minutos. Quando a massa por cima estiver douradinha e cozida, retire.

sábado, 1 de março de 2014

Petit Gateau

É de comer e chorar por mais! É uma receita facilima, o único senão é o tempo no forno, se deixarem mais tempo não fica cremoso por dentro, fica seco e a saber a queimado...mas é pouco provável, basta seguirem cuidadosamente as instruções. Podem acompanhar com gelado e frutos vermelhos.

Ingredientes:
  
- 200 gr chocolate;
- 50gr de margarina;
- 60gr açúcar (eu usei metade);
- 2  ovos;
- 2  gemas;
- 2 c. sopa farinha com fermento.


Modo de preparação:

Coloque o chocolate e a margarina a derreterem em banho-maria. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 185ºC, e unte as formas.
Retire o chocolate do lume, e numa taça à parte, junte o açúcar, as gemas e os 2 ovos. Bata até obter um creme esbranquiçado. Junte depois o chocolate derretido, 2 colheres de sopa de farinha e continue a bater.

Disponha o creme dentro das formas, e leve tudo ao forno durante 5 a 7 minutos.

Depois é só desenformar e servir!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Crepes de legumes em pão naan

Pão naan é um pão indiano parecido com os wraps, que aquecidos no microondas, na chapa quente ou fritos num fio de azeite, ficam deliciosos e saciam muito! Tenho a dizer que não como muitos espinafres por não ser grande apreciadora, mas nos crepes....nem vos digo nada!

Ingredientes:

 - 2 colheres de sopa de azeite;
 - espinafres a gosto;
 - 1 parte branca de um alho francês cortada em rodelas finas;
 - 1 cenoura grande ralada;
 - 300g de cogumelos frescos cortados em quartos,
 - 50g de manteiga;
 - 60g de farinha de trigo sem fermento;
 - 450ml de leite;

 - Sumo de limão;
 - Sal q.b.;
 - Pimenta q.b.;
 - Noz-moscada q.b..
 - 4 a 6 folhas de pão indiano.

Modo de preparação:
 
Numa frigideira leve ao lume o azeite e as folhas de espinafres. Deixe saltear um pouco até que as folhas de espinafres percam um pouco de volume. Adicione os cogumelos e tempere com um pouco de sal. Salteie tudo até que a água seque.
Entretanto, num tacho leve ao lume a margarina. Quando estiver derretida, junte o alho francês e a cenoura.
Mexa e deixe refogar em lume brando durante 10 minutos. Adicione a farinha e misture bem. Aos poucos e enquanto mexe, adicione o leite. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e sumo de limão.
Mexa e por fim, junte ao creme o salteado de espinafres e cogumelos. Mexa e logo que comece a borbulhar, retire.

Aqueça as folhas de pão indiano conforme as indicações no pacote. Deite o creme de legumes sobre o pão indiano e dobre como na imagem.

Sirva com uma salada e delicie-se!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Spaghetti alla Carbonara

Pessoal ESQUEÇAM AS NATAS! A carbonara não leva natas, os ovos com o parmesão ralado já conferem a textura perfeita! Não estraguem tudo com as natas, aprendi isso hoje e comi a melhor massa da minha vida...experimentem, a serio!

Ingredientes:

- 300gr de esparguete;
- 3 ovos (1 ovo para cada 100gr de esparguete);
- 100gr de parmesão ralado na hora;
- sal e pimenta q.b.;
- 125gr de bacon aos cubinhos (mas podem sempre por mais!).

Modo de preparação:

Coza o esparguete até ficar "al dente". Parta os três ovos já na taça onde vai servir a carbonara. Tempere com sal e pimenta e junte o parmesão, mexendo tudo muito bem para ficar um creme homogéneo. Entretanto coloque os cubinhos de bacon numa frigideira com um fio de azeite e frite-os até ficarem mesmo, crocantes. Junte a massa ao creme de ovos com o parmesao e mexa muito rapido com dois garfos, para os ovos não cozerem e não deixarem grumos. Adicione o bacon, sirva bem quentinho e disfrute de uma carbonara super italiana :D

A minha gata adorou...



Croquetes de risotto

Bem, eu não sei se vocês são assim, mas eu odeio desperdiçar comida! Então, como tinha as sobras do meu querido risotto, após umas pesquisas entre blogs, encontrei a solução, croquetes de risotto! Super simples, até podem servir como entrada num jantar especial que ninguem repara que são sobras!

Ingredientes:

- Sobras de risotto;
- 1 ovo batido;
- pão ralado;
- sal e pimenta preta;

Modo de preparação:

Com as mãos, agarre no risotto e molde pequenas bolinhas ou se não conseguir molde apenas figuras estranhas, como eu fiz. Passe-as pelo ovo batido e temperado com sal e pimenta, role-as sobre pão ralado e frite em óleo bem quente!
Facil não é?

Risotto com alho francês e cogumelos

Finalmente tive oportunidade de publicar a receita que mais prazer me dá a cozinhar, o risotto! "Mas, ah e tal é muito difícil..." não é. É um prato que apenas precisa de alguma calma, pois temos de mexer com muita regularidade. Normalmente faço com cogumelos e bacon, uma combinação irresistível, mas como não havia bacon....fica muito bom na mesma, e podem fazer com o que quiserem!

Ingredientes:

- 1 copo de arroz arbório ou carnaroli (agora já se encontra em quase todos os super mercados);
- 1 mão cheia de cogumelos secos já hidratados, reservando a água;
- 70gr de margarina;
- 1 chalota picada (são umas cebolas pequenas que têm um sabor entre o alho e a cebola, encontra-se no pingo e no modelo)
- sal e pimenta q.b.;
- 1 alho francês cortado às fatias reservando a parte verde;
- 1 knorr de galinha (opcional);
- 70ml de vinho branco;
- 70gr de parmesão ralado na hora.
- 1 folha de louro;
- folhas de mangericão.

Modo de preparação:

O risotto é cozido lentamente com um caldo que se faz à parte e se vai acrescentando aos poucos com uma concha da sopa.

-Para o caldo-
Encha uma panelinha com mais ou menos 1 litro de água. Coloque nesse litro de água a água dos cogumelos, a folha de louro, o knorr de galinha, a parte verde do alho francês e ferva o caldo em lume brando.

-Risotto-

Num tacho comece por refogar levemente a chalota picada com metade da margarina só até ficar transparente. Junte o alho francês, os cogumelos e mexa até o alho francês ficar bem molinho.
Depois disso, adicione o arroz, frite-o por um minuto e acrescente o vinho branco. Deixe evaporar, fazendo com que o arroz fique meio cremoso. Aí comece por juntar uma concha do caldo que se fez à parte, mexa bem até o arroz absorver o caldo. Repita este processo até o arroz estar cozido (para saber se está cozido, vá provando).Depois do arroz cozido e bem cremoso, apague o lume e rectifique os temperos, abusando um pouco na pimenta. Junte o resto da margarina e o queijo parmesão e misture tudo muito bem!  Acompanhe com o mangericão e sirva ainda quente, que frio não tem piada nenhuma :)

Ps: se sobrar risotto, há uma solução, clique aqui:
http://porquecozinhare.blogspot.com/2014/02/croquetes-de-risotto.html





segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Penne alla vodka

Pelo nome parece um pouco alcoolica, mas é uma das massas que ganhou um significado especial, eu só cozinho este prato para o meu namorado, quando comemoramos datas especiais. Ele adora, fazemos sempre um tacho cheio e vamos comendo devagar para caber tudo, é mesmo deliciosa!
Retirei esta receita de um blog que me inspira, chama-se "As minhas receitas"

Ingredientes:

- massa penne;
- 75 gr de bacon em cubinhos;
- 1 cebola pequena;
- azeite q.b.;
- sal e pimenta;
- tabasco q.b. (ou um picante de melhor qualidade);
- 100ml de natas;
- 100ml de vodka;
- 150ml de polpa de tomate;
- queijo parmesão ralado na hora.
- mangericão fresco

Modo de preparação:

Coza a massa em água abundante temperada de sal até ficar "al dente".
Entretanto prepare o molho: leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e frite os cubinhos de bacon. Assim que estiverem louros adicione a cebola picada e deixe fritar. Junte depois a vodka e deixe ferver 5 minutos em lume brando.
Adicione a polpa de tomate e as natas à mistura da vodka e bacon e deixe ferver em lume brando. Tempere de sal, pimneta e tabasco a gosto, e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando.
Entretanto escorra a massa e guarde um pouco da água de cozedura.
Volte a colocar a massa escorrida no tacho onde a cozeu e junte o molho de vodka misturando bem. Adicione o queijo parmesao ralado. Se vir que a mistura está muito seca junte um pouco da água da cozedura da massa.
Sirva de imediato com folhas de mangericão (se as comer juntamente com a massa ficam divinas)


.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bolo de nutella e morangos

Perfeito para uma ocasião especial, para surpreender alguém e até derreter alguém! Eu fiz este bolo no meu aniversário e até me ofereceram a carta de condução!
Basicamente é a minha receita de bolo de chocolate com recheio de nutella e morangos!

Ingredientes:

- 2 canecas de farinha;
- 1/2 caneca de açúcar amarelo (os gulosos podem por a caneca inteira);
- 1 caneca de óleo;
- 4 ovos;
- 1 caneca de água a ferver;
- 1 caneca de chocolate em pó;
- 1 pote de nutella;
- cerca de 300gr de morangos;
- 4 colheres de açúcar.

Modo de preparação:

Primeiro de tudo!!!! Corte metade dos morangos às fatias e a outra corte-os apenas ao meio para decorar. Junte as 4 colheres de açúcar e leve ao frigorífico, para o açúcar derreter e deixar os morangos brilhantes. 
Bata os ovos com o açúcar e vá juntando a farinha. Acrescente a água, o chocolate e por último o óleo. Depois de tudo bem misturado, distribua a massa em duas formas iguais já untadas (eu uso sempre forma sem buraco) e leve ao forno aquecido a 180ºC. Para saber quando é que os bolos estão cozidos, espete um palito mesmo no centro do bolo, se sair limpinho o bolo está pronto, senão, tem de ficar lá mais um pouco!
Desenforme os bolos e espere que eles arrefeçam um pouco. Pegue num dos bolos e barre o topo com bastante nutella. Disponha os morangos cortados às fatias por cima da nutella.
Coloque o outro bolo em cima do bolo que já tem a nutella e os morangos. Agora, suavemente, cubra o topo do bolo com a restante nutella, e com uma faca, empurre a nutella para que ela caia naturalmente para as laterais, não as cobrindo totalmente...deixe apenas como na imagem. Decore com os meios morangos e esconda-o de toda a gente, pois este é daqueles bolos
, pela qual vale a pena ser um pouquinho egoísta :)

Cupcakes da dieta!

Da dieta sim! E sabem porque? Porque só levam coisas saudáveis e têm muito pouco teor de gordura, menos calorias do que um cupcake normal (190 calorias) e ainda vêm com uma surpresa!!!!
Esta receita foi tirada de um programa de tv que se chama "Em forma na cozinha" que é feito pela Gizzi Erskine

Ingredientes:

- 2 ovos;
- 150g frutose (açúcar branco se não tiver frutose);
- 200g courgette ralada;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 100g farinha de arroz;
- 100g amêndoa ralada;
- raspa de 1 limão;
- 2 colher de chá de fermento em pó;
- 1 pitada de sal grosso;
- 50g de compota de morango sem adição de açúcar.

-Cobertura-
- 1 clara de um ovo;
- 50gr de frutose.
- 4 morangos cortados ao meio ou mais se for o caso ( é meio morango para cada cupcake) ;
- compota de morango sem adição de açúcar.

Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180°C.
Bater os ovos com a frutose até que fique cremoso. Adicionar a farinha de arroz, a amêndoa ralada, a raspa de limão, o sal e o fermento mexendo sempre com a vara de arames. Juntar a courgette e o extrato de baunilha, mexendo bem.
Com uma colher, encher as formas de silicone até meio. Deitar 1 colher de chá de compota em cada uma e tapar com a massa restante.
Levar ao forno por 20 minutos até ficarem dourados, fazendo o teste do palito.

Para a cobertura, envolva numa tacinha, os morangos com o doce, para ficarem brilhantes.
Bata a clara em neve, adicionando a frutose. Depois disso coloque a clara batida em banho maria até ficar mais expessa e brilhante, batendo na mesma...mas não use lume alto e demore no máximo 1 minuto!
Disponha a clara com a frutose por cima dos cupcakes, com a ajuda de uma faca e coloque, por fim, meio morango por cima de cada cupcake! Derreta-se!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bolo imperatriz

Eis o meu bolo preferido! Quase nunca o posso comer porque é demasiado calórico, e quando o faço, desaparece logo...É uma receita já do tempo dos nossos bisavós, considerada por mim, uma verdadeira relíquia!

Ingredientes:

- 250gr de margarina à tempreatura ambiente;
- 500gr de açúcar amarelo (sim, leva meio quilo de açúcar, não se assustem);
- 1 gema;
- 2 pacotes de bolacha maria;
- café forte (eu vou fazendo à medida que vou precisando, e tem de estar sempre quente)

Modo de preparação:

Comece por bater a margarina com o açúcar até misturar tudo muito bem e formar grãozinhos. Junte a gema e uma colher de sopa de café (tem de estar quente). Incorpore de modo a ficar como na imagem. Tem de ficar tipo um paté de sardinha, mas granulado. Se não ficar acrescente mais um bocadinho de café, mas muito pouco porque basta um bocadinho a mais que fica logo mole. Reserve o creme.
Faça o café, pode fazer de cafeteira (café da velha) ou pode ir tirando cafés mais cheios (tipo abatanados) na maquina de café, como eu faço.
Depois do café feito, deite um pouco num prato de sopa e molhe uma bolacha de cada vez, deixando-a submersa 3 segundos.
Coloque as bolachas em forma de flor num prato ou pode fazer um quadrado, tanto faz.
Barre as bolachas ensopadas de café com o creme feito inicialmente, usando uma faca uma faca. (como na imagem). Depois disso repita o processo até acabarem as bolachas. Reserve um pouco do creme para cobrir o bolo. (como na imagem de apresentação) Os bocadinhos brancos do bolo na imagem são um erro de confeção, armei-me em apressada e bati mal a manteiga, mas pronto.
Bon appetit!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Queques mármore

Eu pensava que eram super enjoativos, mas não! São maravilhosos! Com cobertura de chocolate então...!

Ingredientes:

- 100gr de margarina;
- 100gr de açúcar amarelo (podem cortar para metade que é bom na mesma);
- 3 ovos
- 80gr de farinha;
- 20gr de farinha maizena;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 50gr de chocolate de culinária;
- 3 colheres de sopa de leite.

Modo de preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 160 º C. Corte a margarina em pedaços para dentro de uma taça, junte o açúcar amarelo e bata com a batedeira até obter um creme.
Parta os ovos, separa as claras para outra tigela e junte as gemas ao creme anterior.
Bata com a batedeira até as gemas estarem bem incorporadas Junte a farinha, a maizena e o fermento e misture bem.
Bata as claras com a batedeira até estarem bem firmes e envolva-as delicadamente na massa preparada.

Parta o chocolate em pedaços para dentro de uma tigela de vidro, adicione o leite e leve ao microondas durante cerca de 40 segundos. Mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido e junte-lhe cerca de metade da massa do bolo.

Distribua as massas em colheradas alternadas por formas para queques, mexa ligeiramente com um palito para criar efeitos engraçados e coloque-as num tabuleiro, levando ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a massa estar cozida, fazendo o teste do palito.
Deliciem-se!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Muffins de maçã

Estes muffins de maçã são uma receita adaptada da revista SABE BEM, o que eu fiz foi trocar as maçãs reinetas por maçãs normais e cortar completamente no açúcar, mas se acharem que devem acrescentar açúcar, não há problema :)

Ingredientes:

- 250gr de farinha de trigo com fermento;
- 1/2 colher de café de sal;
- canela em pó;
- 5 colheres de sopa de azeite;
- 3 ovos;
- 3 maçãs;
- 50gr de amêndoa palitada.

Modo de praparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare as forminhas para os muffins. Coloque a farinha, o sal e a canela numa taça e misture tudo. Depois adicione o azeite e os ovos batidos e mexa bem até estarem bem incorporados.
Descasque as maçãs, rale-as e adicione-as juntamente com as amêndoas à massa misturando muito bem. Distribua o preparado pelas formas e leve ao forno, durante 20 min, na posição intermédia, não esquecendo de ir fazendo o teste do palito!!
Bom apetite!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolo de Chocolate com Cobertura

Delicioso, é dos poucos que consigo comer, sou super esquisita com os bolos de chocolate, mas este....só provando!

Ingredientes:

-Para o bolo-
 - 2 canecas de farinha;
 - 1/2 caneca de açúcar amarelo (os gulosos podem por a caneca inteira);
 - 1 caneca de óleo;
 - 4 ovos;
 - 1 caneca de água a ferver;
 - 1 caneca de chocolate em pó;
-Para a cobertura-

 - 100gr de chocolate de culinária;
 - 3 colheres de sopa de leite;
 - 1 colher de sobremesa de margarina.

Modo de preparo:

Bata os ovos com o açúcar e vá juntando a farinha. Acrescente a água, o chocolate e por último o óleo. Depois de tudo bem misturado, coloque a massa numa forma já untada (eu uso sempre forma sem buraco) e leve ao forno aquecido a 180ºC. Para saber quando é que o bolo está cozido, espete um palito mesmo no centro do bolo, se sair limpinho o bolo está pronto, senão, tem de ficar lá mais um pouco!
Para a cobertura, parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria com o leite e a margarina, mexendo até ficar homogéneo e brilhante. Deite o chocolate derretido sobre o bolo e com um salazar empurre o excesso de chocolate para as laterais de modo a ficarem cobertas! As coisinhas roxas no bolo são perpétuas roxas, umas flores que dão para fazer chá.
Derreta-se, pois este bolo é de comer e chorar por mais!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Canelones de Frango

Estes canelones de frango eram para ser inicialmente umas empadas de frango cuja massa não correu nada bem, mas tenho de vos dizer que há males que vêm por bem, pois ficaram deliciosos, acompanhados por uma salada e um bom vinho...nem vos digo nada!
 
Ingredientes:
    -Para o frango:
      - 1 frango pequeno cortado em pedaços
      - 30 ml de azeite
      - 30g de margarina
      - 1 cebola picada
      - 2 dentes de alho picados
      - 1 folha de louro
      - 1 chávena de chá de tomate pelado picado
      - 1 cubo de caldo de galinha
      - 100 ml de vinho branco
      - 750 ml de água
    -Segunda parte do frango:
      - 60g de margarina
      - 1 cebola picada
      - 60g de farinha
      - 3 gemas
      - Salsa picada q.b.

      - Sumo de limão q.b.
      - 14 ou 15 canelones
    -Bechamel:
      - 500ml de leite
      - 40g de margarina
      - 40g de farinha
      - Sal q.b.
      - Pimenta q.b.
      - Noz-moscada q.b.
     queijo parmesão qb.
Modo de preparação:

-1ª parte do frango-
 Num tacho, leve ao lume o azeite, as 30g de margarina, uma cebola picada, os alhos e a folha de louro.
 Mexa e deixe refogar. Junte o tomate pelado. Mexa e deixe refogar mais um pouco.
 Junte os pedaços de frango. Tempere com sal e pimenta. Junte o cubo de caldo de galinha, mexa e deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho branco e os 750 ml de água. Tape e deixe estufar em lume moderado durante 30 minutos.
 Depois do frango tenrinho, retire-o para um prato e deixe arrefecer. Retire também a folha de louro e reserve o caldo.

-2ªparte do frango-
 Limpe o frango de peles e de ossos e desfie a carne. Num outro tacho, leve ao lume as 60g de margarina e a outra cebola picada. Mexa e deixe refogar sem alourar. Junte as 60g de farinha e mexa bem. Aos poucos e mexendo sempre, junte o caldo de estufar o frango. Junte o frango e mexa. Junte a salsa picada e envolva tudo. Junte as gemas e misture bem. Tempere com noz-moscada, pimenta e sumo de limão. Mexa e quando o creme começar a descolar do fundo apague o lume. Tenha atenção para não deixar ferver.

- Bechamel-
Num tacho coloque o leite a aquecer. Num tacho à parte coloque a margarina a derreter. Junte a farinha e mexa até ficar bem envolvido, deixe cozer durante 2 minutos. Adicione o leite aos poucos mexendo energicamente para não ficar grumos. Deixe ferver.Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.


Por fim coloque o recheio de frango cuidadosamente dentro dos canelones e disponha-os numa travessa de ir ao forno, regando com o molho bechamel no fim


até cobrir tudo. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno a 180ºC até o queijo derreter e ficar como na imagem! Bom Apetite!!!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Panquecas!

Para mim este é o pequeno-almoço perfeito, a minha versão é muito simples mas deliciosa :)

Ingredientes:
- 1 chávena de farinha;
- 1 chávena de leite;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 1 colher de sopa de óleo;
- 1 ovo;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó;

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa taça de modo a formar-se uma massa espessa e homogénea. Com uma concha deite um pouco da massa numa frigideira anti-aderente já bem quente (para quem nao tem frigideiras anti-aderentes terá que untar com um pouco de oleo ou manteiga) de modo a que tome forma circular. Assim que o rebordo da panqueca ficar cozido, vire-a. Repita este processo até a massa acabar e vá empilhando as panquecas como na imagem. No fim pode regar com syrup (dificil de encontrar mas vou por alguns links no final da mensagem de onde podem comprar), compotas, mel, etc...
Bom Apetite!!!

 No ebay:
http://www.ebay.com/itm/Aunt-Jemima-Original-Syrup-355ml-/261354513555?pt=UK_Home_Garden_Food_SM&hash=item3cd9f16493

Este link é de uma loja americana em Lisboa:
http://www.island-import.com/produtos.php?cat=11

No lidl costumam aparecer de vez em quando, e pelo que me disseram andam la uns frasquinhos esta semana!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Massa com Cogumelos De Última Hora

Bem, devo dizer que estou super entusiasmada, pois é a primeira receita que publico e estava mesmo de comer e chorar por mais, para além de ser muito simples!
Este prato foi fruto de um momento de inspiração que tive hoje ao jantar, eu usei lacinhos porque os tinha de sobras, mas podem fazer com outras massinhas, o objectivo é ser com massas pequenas.

Ingredientes: 
- 1 cebola pequena picada;
- cerca de 300gr de massinhas já cozidas;
- 1 mão cheia de cogumelos secos (eu usei os shitake, encontram-se com muita facilidade numa mercearia chinesa no Martim Moniz e são baratíssimos);
- 100gr cogumelos brancos, cortados grosseiramente;
- 1 colher de sopa de tomilho, fresco ou seco;
- 1 malagueta seca;
- sal qb.;
- azeite;
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora (uma dica: não comprem do que vem já ralado, o sabor é totalmente diferente);
- 2 dentes de alho.

 Modo de preparo:

Comece por hidratar os cogumelos secos, pondo-os numa tigela, mergulhados em água quente até terem uma textura mole. Num almofariz (ou numa tigela, para quem não tem) coloque o tomilho, a malagueta, uma pitada de sal, os dentes de alho e cerca de 3 colheres de sopa de azeite, esmague tudo de modo a libertar aromas e acrescente por último 3 colheres de sopa do queijo parmesão. Reserve a mistura.

Num tacho refogue ligeiramente a cebola só até ficar mole, junte os cogumelos brancos e os cogumelos secos, já hidratados, e deixe cozinhar cerca de 3 a 4 minutos.

Junte aos cogumelos as massinhas e vá mexendo durante um minuto. Apague o lume e adicione a mistura do almofariz, mexendo bem para incorporar tudo, polvilhando no final com o restante queijo parmesão. 
Sirva ainda quente e delicie-se!



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bem-vindos!


Bom, isto é algo que já quero fazer há algum tempo, um blog de comida! Partilhar convosco as minhas receitas favoritas, os meus truques infalíveis e as minhas invenções (que até nem costumam correr muito mal). Sou inspirada pela dieta mediterrânica, que pelos vistos foi considerada Património Imaterial da Humanidade pois é uma dieta "Assente em pilares como o consumo de produtos hortícolas, fruta, cereais, pão, azeite, pescado fresco e vinho com moderação..." segundo o que li na revista Sabe Bem. Adoro a comida italiana, as pastas, o risotto, a pizza!
Enfim, quero apenas partilhar convosco aquilo que vou aprendendo e que me vão transmitindo, espero que gostem, bom apetite!